quarta-feira, março 23, 2011

Programa GRUNDTVIG Learning Partnerships - Aprendizagem ao Longo da Vida

O Rancho Folclórico de S. Guilherme é parceiro da empresa Optidados, Lda, que está inserida num projecto denominado de "Art Express Pressing Stress", que em Portugal é dirigido pela PROALV - Agência Nacional do "Programa ao Longo da Vida".

Este projecto a desenvolver em parceria com entidades de vários países europeus, Portugal, Polónia, Croácia, Hungria, Lituânia e Espanha, é dirigido a pessoas desempregadas e/ou em risco de exclusão social.

Tem por objectivo reduzir o stress de adultos em risco de exclusão do mercado de trabalho através de actividades artísticas (artes, dança, música), sendo as artes mais uma forma de proporcionar oportunidades de aprendizagem, melhorar as relações interpessoais, a capacidade de comunicação e do trabalho em equipa e aproximar culturas.

O projecto terá o seu desenvolvimento no nosso país de 5 de Abril de 2011 a 9 de Abril de 2011, na qual participarão 8 pessoas portuguesas e 16 vindas dos referidos paises.

Cabe ao rancho a realização de actividades que proporcionem aprendizagem que possa vir a ser útil nos seus países.

Das actividades que serão realizadas nesses dias, destacamos as artes e oficios (representação do tear manual e realização de peças com trapos), a gastronomia tradicional (confecção do pão caseiro, dos bolos tradicionais e das filhoses), a realização de um teatro rural (feira tradicional) e as danças e intrumentos tradicionais (aprendizagem de algumas modas/cantidas do reportório do grupo).


Sem comentários: